Associação Coração Amarelo

Bem-vindo ao nosso site

Associação Coração Amarelo

Delegação de Oeiras
sobre a delegação

A nossa história

A Delegação de Oeiras da Associação Coração Amarelo, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS, inc.113/00), foi instituída no Concelho de Oeiras a 27 janeiro de 2003 e iniciou a sua atividade com um pequeno grupo de Voluntários cheios de entusiasmo e cientes da necessidade de atuar com muito Amor, junto de uma elevada faixa de população Idosa.

Presentemente a Delegação de Oeiras conta com 81 Voluntários e 149 Beneficiários (idosos,dependentes e isolados ), abrangendo todas as freguesias do Concelho.

Os Voluntários desenvolvem um trabalho individual junto do beneficiário, através de:

  • Visitas semanais no domicilio: lendo, conversando sobre aspetos da atualidade, ouvindo o que têm para contar, preenchendo documentos ou outras atividades que possam ser necessárias;
  • No exterior: acompanhando nomeadamente ao médico, ao hospital, ao café, ao cinema, num passeio, a outras instituições, a casa de familiares ou amigos.

Para quebrar a monotonia e a solidão do ambiente em que vivem,organizamos mensalmente um evento com voluntários e utentes, como forma de convívio, fomentador de amizade e do conhecimento,visitando museus, palácios, exposições, lugares de lazer e terminando com um lanche.

Privilegiamos todas as iniciativas do concelho levando-os a conhecer o seu património, dando assim a oportunidade de, em muitas situações, relembrarem a sua história de vida, dado que as suas memórias estão ligadas aos espaço que visitamos.

Vamos também, sempre que possível, visitar lugares e monumentos de referência histórica fora do Concelho de Oeiras.

Corpos sociais
Presidente - Ana Paula Sobral
Tesoureira - Emília Batista
Vogais - Angélica Jorge
Maria Isabel Guerra
Maria da Natividade Vicente
Suplentes - Leonor Estevez
Maria João Catalão
Mais sobre nós

As nossas notícias

OEIRAS

“DIA DA AMIZADE”

FEVEREIRO, 2024

Dia 14 de fevereiro de 2014 foi dia de São Valentim, mas para a nossa Associação foi sobretudo Dia da Amizade. Os nossos amigos da Associação
Resgate e os nossos utentes e voluntários, através do projeto Ao Encontro, disseram-nos o que significava a Amizade. Ficam aqui algumas frases: a amizade é dar amor e carinho e ajudar o próximo; a amizade é brincar com os amigos; a amizade é amor para todos; a amizade é um sentimento que habita no coração das pessoas boas. E muitas, muitas mais. Foi mais uma tarde bem passada, de um projeto intergeracional com muita Amizade que cresce cada vez mais no nosso Coração Amarelo.

HOTEL REAL

“FESTA NATAL”

DEZEMBRO, 2023

E assim decorreu a nossa festa de Natal, com muita música, muita dança,
poemas e fado e sobretudo com muita alegria e muito amor.
Passámos uma bela tarde no Hotel Real em Oeiras, onde além dos nossos utentes e voluntários fomos agraciados com a presença de vários
convidados que fizeram questão de estar connosco neste dia e sobretudo neste ano tão especial para a nossa delegação, o do seu vigésimo
aniversário.

A todos agradecemos com igual carinho e a todos desejamos
um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de amor.

HOTEL REAL

“20º ANIVERSÁRIO DA DELEGAÇÃO”

DEZEMBRO, 2023

Nesta festa de Natal apresentámos o último projeto que fez parte das comemorações dos vinte anos da nossa delegação. Um reconhecimento aos
voluntários com mais de 20 e 10 anos, que ainda estão no ativo, e que
todos os dias abraçam esta nobre causa que é a Associação Coração
Amarelo. Foi-lhes oferecido um singelo azulejo de agradecimento por tudo
o que fazem pelos nossos utentes, pelo seu altruísmo, entrega, bondade,
humanidade, mas sobretudo pelo seu enorme coração. A todos eles e também
aos que estão há menos tempo na nossa delegação o nosso Obrigada.

NOVA MORADA

“BAILE SÉNIOR E MAGUSTO”

NOVEMBRO, 2023

Mais um ano e mais um bailinho. Promovido pela nossa União de Freguesias
lá foi o Coração Amarelo e mais uns quantos bailadores à festa que se realizou na Nova Morada. Bom lanche e boa música e especialmente boa companhia. Venham mais que nós vamos com os nossos utentes. O que é
preciso é tirá-los de casa e conviver. E se pudermos comer e dançar, melhor ainda.

CERVEJARIA CATALAZETE

“ALMOÇO DE VOLUNTARIADO”

NOVEMBRO, 2023

Hoje foi o nosso dia!  Uma vez por ano reunimos os voluntários e vamos conviver com um belo almoço, num belo sítio, desta vez no belo concelho
de Oeiras. Escolhemos a Cervejaria Catalazete que fica na Marina de Oeiras, que têm sido muito simpáticos ao deixar os nossos utentes se sentarem na esplanada (às vezes sem consumir) aquando dos passeios nas nossas bicicletas adaptadas. Sim, porque pedalar cansa…..mas é muito gratificante. E por isso resolvemos agradecer.
Boa comida e bebida, mas melhor ainda o convívio. Eram 16h00 e ainda lá estávamos a conversar, a rir e a tirar fotografias, para mais tarde recordar. E ainda recebemos um Miminho de chocolate em forma de aboborinhas. Muito bom. Aliás, tudo correu bem. Obrigada a todos e a todas que vieram num sábado que é dedicado normalmente à família.
A Direção agradece.

ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO E SILVA

“CONCERTO DE OUTONO”

OUTUBRO, 2023

Realizou-se uma vez mais o nosso Concerto de Outono. E que saudades tínhamos já desta Orquestra! destes incríveis músicos, destes maravilhosos Amigos, e de todos os que contribuíram para que muitos pudessem experiênciar a sedução que esta música nos traz, momentos de descontração, convívio e de menos solidão. Ouvimos arranjos de obras que todos conhecemos, desde logo os Beatles (_Hey Jude, Yellow Submarine_), Georges Gershwin (_Someone to Watch over Me, They can’t take away from me)_, Astor Piazola e talvez o menos conhecido Tom Sharp.

Estando a ser este ano de 2023 aquele em que a nossa delegação comemora 20 anos de existência, decidiu esta direção atribuir a qualidade de
sócio honorário da Associação Coração Amarelo, Delegação de Oeiras, à Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, na pessoa do seu maestro Nikolay Lalov que não pode estar presente, mas que foi entregue à sua filha. E com muitas palmas e vontade de mais ouvir que acabou mais um momento cultural de excelência.


Obrigada OCCO e obrigada a todos.

MARINA DE OEIRAS

“SEM IDADES”

OUTUBRO, 2023

Por solicitação da Câmara Municipal de Oeiras e no âmbito do seu Programa Sem Idades, a nossa delegação esteve presente, e estará, durante o mês de outubro, todas as quartas e quintas-feiras das 15:00h às 17:30h na Marina de Oeiras com as nossas bicicletas adaptadas para passear com os idosos de outras instituições (e da nossa delegação) que se inscreverem para passearem ao longo do passeio marítimo.

Contamos com a parceria voluntária dos jovens universitários da NOVA SBE, que normalmente se inscrevem na Plataforma _Role to Play_ para assim poderem contribuir para com a comunidade. Estas iniciativas têm como propósito o bem-estar e a socialização da população desta faixa etária.

fundação marquês de pombal

“CONSTRUINDO AFETOS”

SETEMBRO, 2023

E foi mesmo assim, construindo afetos, que convidados palestrantes, amigos da nossa delegação e voluntários, passaram uma belíssima tarde na Fundação Marquês de Pombal, onde se realizou mais um evento de celebração do vigésimo aniversário da delegação de Oeiras.

Tivemos o privilégio de ouvir a Susana António da “A Avó Veio Trabalhar”, a Manuela Albuquerque da “Associação Resgate” e a Maria Seruya do projeto “As Velhas Bonitonas”. A energia na bonita sala da Fundação foi alta e todos se mostraram bastante interessados em ouvir como estas três senhoras, todos os dias, contribuem para contrariar os processos anti-socialização em curso, que caracterizam os tempos modernos.

Um obrigado muito sentido da Delegação de Oeiras da Associação
Coração Amarelo.

nova sbe

“FEIRA DE VOLUNTARIADO”

SETEMBRO, 2023

Mais de 100 ONGs partilharam projetos e angariaram voluntários na Feira
de Voluntariado da #NovaSBE que se realizou no dia 26 de Setembro no
Campus da Universidade.
A Delegação de Oeiras da Associação Coração Amarelo esteve presente e
deu a conhecer os seus projetos de voluntariado. Para além da angariação de voluntários, houve alguma recolha de fundos através da venda de produtos de merchandising.

PAÇO DE ARCOS

“FESTAS EM HONRA DO SENHOR JESUS DOS NAVEGANTES”

SETEMBRO, 2023

Mais uma vez estivemos presentes nas Festas em honra do Senhor Jesus dos
Navegantes que se realizaram entre 25 de agosto a 3 de setembro. Com uma
barraquinha toda bonita, a nossa delegação deu-se a conhecer aos
munícipes e visitantes que por estes dias arribaram a Paço de Arcos,
falando sobre o trabalho que fazemos em prol da pessoa idosa. Claro que
houve rifas, coisinhas para vender e sobretudo muita alegria. Tivemos
várias visitas de utentes, outros voluntários e amigos que nunca nos
esquecem. Para o ano há mais.

SIMPS – PORTO SALVO

“SARDINHADA”

JULHO, 2023

É o tempo dela, A Sardinha, e lá fomos nós, utentes e voluntários dar cabo de umas quantas no restaurante do SIMPS em Porto Salvo.

Maravilhosas sardinhas, mas sobretudo maravilhosa companhia que se gerou
durante o almoço.

Utentes satisfeitos e agradecidos com mais uma saída da sua rotina e solidão.

A todos os nossos Voluntários obrigada por mais esta prova de amor para com os nossos Utentes.

Passeio marítimo – marina de oeiras

“PASSEIO DAS BICICLETAS”

JULHO, 2023

Mais uma tarde muito bem passada entre utentes e voluntários. Desta vez, o passeio foi no passeio marítimo, junto à marina de Oeiras.

As nossas utentes disfrutaram de belas vistas comodamente sentadas nas bicicletas adaptadas que fazem parte de um projeto, já com alguns anos, da Associação Coração Amarelo que agora retomou a sua atividade com a delegação de Oeiras.

A tarde terminou com uma bebida e muita conversa.

COLÓNIA DE FÉRIAS DE JUNHO

“COLÓNIA DE PRAIA”

JUNHO, 2023

E foi assim com esta alegria que se fez mais uma colónia de férias para
os nossos utentes e voluntários.

Com a ajuda da camioneta da nossa freguesia e com os nossos Amigos do Baía Beach Club (Baía dos Golfinhos), assentámos arraiais em Caxias na fabulosa esplanada destes parceiros da delegação, há já muitos anos, e a quem uma vez mais agradecemos, não só aos donos, mas também aos empregados que mais simpáticos e carinhosos não podiam ser.

Os dias estiveram bons, algum vento, mas que não chegou a estragar a boa disposição, os passeios e os banhos.

O último dia deixou saudades e desejo de voltar rapidamente, mas agora só em setembro.

seminário torre da Aguilha

“PICNIC”

JUNHO, 2023

No dia 16 de junho a nossa delegação organizou um picnic, que foi mais
uma das comemorações dos nossos 20 anos.

Realizou-se nas instalações do Seminário da Torre da Aguilha, um espaço lindíssimo, com muito verde e excelentes condições.

Contámos com a presença de voluntários e utentes e ainda de amigos de uma vida feita a ajudar os outros.

Estamos a falar da nossa parceira Associação Resgate, que nos brindou com a presença dos meninos e meninas (já adolescentes) que durante estes anos elaboraram projetos com a nossa delegação.

A sua amizade é inestimável. Voluntários da delegação de Sintra e membros da DN tiveram a gentileza de nos acompanhar neste dia, inclusive prestando o seu apoio aos nossos utentes.

Para animar o dia, o coro da USO (Universidade Sénior de Oeiras) cantou-nos diversas canções do tão tradicional cante alentejano.

A todos o nosso obrigada.

parque urbano de miraflores 

“MOSTRA SOCIAL”

MAIO, 2023

Nos dias 20 e 21 de maio a nossa delegação esteve presente na Mostra
Social no Parque Urbano de Miraflores.
 
É um evento onde as instituições do concelho têm a oportunidade de se dar a conhecer aos munícipes que durante estes dias enchem o jardim. A convite da União de Freguesias várias instituições, escolas e particulares fazem atuações de dança, canto e desporto, o que torna tudo ainda mais interessante e sobretudo divertido.
 
A nossa delegação promoveu contactos, falou sobre o trabalho feito em prol dos idosos e, sobretudo, distribuiu sorrisos.

TEATRO ACADEMIA DE SANTO AMARO

“À GRANDE E À PORTUGUESA”

ABRIL, 2023

No dia 26 de Abril fomos ao teatro. E que bom que ele foi. Fomos ver a
peça “À grande e à portuguesa” na Academia de Santo Amaro. Adorámos e Recomendamos.

As nossas utentes e voluntárias divertiram-se muito.

Queremos agradecer aos atores e a toda a produção por uma tarde muito bem passada e também pelo vosso trabalho por todo o país. Espreitem o facebook da Farrapo d’Arte – Associação Cultural. Excelente trabalho.

Projeto intergeracional com associação resgate

“AO ENCONTRO”

ABRIL, 2023

Uma vez mais os nossos queridos parceiros da Associação Resgate
convidaram a nossa delegação para uma tarde muito bem passada com as crianças do CATL, desta vez para festejar o Dia das Boas Ações e a
Páscoa.
Houve cantares, caça ao ovo, viu-se um vídeo e por fim um
lanche com tudo e mais alguma coisa. Até arroz doce teve (e se estava
bom).
É uma parceria de primeiríssima qualidade que a nossa
delegação tem há vários anos. Excelentes profissionais que em
conjunto com as crianças, os nossos utentes e voluntários oferece
momentos muito prazerosos para todos.
 
 

TV Kuriakos

PROGRAMA “MANHÃS NA TV”

MARÇO, 2023

A convite da TV Kuriakos, a presidente da delegação de Oeiras, Drª
Paula Sobral, esteve à conversa no programa Manhãs da TV, onde falou
sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Coração Amarelo e mais
especificamente sobre a nossa delegação.

Para aceder à entrevista completa, clique aqui!

reside em Oeiras e quer companhia?

Estamos cá para si!

Dossier de ideias

A sua ideia será uma oportunidade para em conjunto combatermos o isolamento e solidão dos nossos utentes.

  • Tem uma ideia para atividades?
  • Tem disponibilidade de tempo e pretende dinamizar uma área de ação da delegação?
  • Tem alguma habilidade que gostaria de partilhar connosco?
  • Tem uma ideia inovadora que acredita se adequa à nossa atividade?
os nossos parceiros
Scroll to Top