Associação Coração Amarelo

Bem-vindo ao nosso site

Associação Coração Amarelo

Delegação Agualva/Cacém
sobre a delegação

A nossa história

A Delegação de Agualva- Cacém da Associação Coração Amarelo pode hoje fazer um historial da sua fundação graças a cinco fatores, que conjugados tornaram possível a concretização de um desafio: visão, empenho, sensibilidade, espírito de missão e generosidade.

  • VISÃO da Presidente da Direção Nacional, Manuela Marques Alves, que em 2006 lançou o desafio de criar uma delegação no Concelho de Sintra;
  • EMPENHO da voluntária Manuela Albuquerque, que conseguiu encontrar um espaço na Junta de Freguesia do Cacém para a criação da mesma;
  • SENSIBILIDADE do Presidente da Junta de Freguesia do Cacém, José Faustino Mértola de Jesus, para com os problemas dos mais idosos;
  • ESPÍRITO DE MISSÃO do voluntário António de Almeida Girão que abraçou este desafio e dinamizou a criação e funcionamento desta delegação, apoiado em todos os momentos pela assistente social da Junta de Freguesia do Cacém, Maria João Cabete.
  • GENEROSIDADE de todos os voluntários desta delegação que disponibilizam o seu precioso tempo em prol dos outros e sem os quais nada seria possível.

Ainda no ano de 2006, em Assembleia Geral da Associação Coração Amarelo em Lisboa, foi aprovada a criação da Comissão Instaladora, composta por cinco elementos.

Foi difícil a divulgação junto das instituições e da comunidade da cidade de Agualva- Cacém. Para nos darmos a conhecer melhor, a Junta de Freguesia do Cacém promoveu uma ação de divulgação no Auditório Municipal António Silva.

A 19 de Junho de 2007 foi empossada a 1ª direção para o triénio 2007-2010:

Em Agosto de 2007 a Delegação passou a contar com a oportuna e valiosa colaboração de Jorge Manuel Ferreira Gaspar que, com o seu empenho e dedicação como voluntário, e mais tarde como Presidente imprimiu uma maior dinâmica a esta Delegação.

Em Novembro 2010 numa ação acordada entre as Direções das Delegações do Cacém e Sintra, foram delineadas as áreas de intervenção das respetivas delegações.Couberam ao Cacém onze freguesias do concelho de Sintra nomeadamente: Agualva, Algueirão-Mem Martins, Belas, Cacém, Casal de Cambra, Massamá, Mira-Sintra, Monte Abraão, Queluz, Rio de Mouro e S. Marcos.

Em 3 de Julho de 2012, a Delegação foi agraciada com a medalha de Mérito da Freguesia do Cacém, pelos contributos prestados à comunidade.

Em 29 de Julho de 2020, alterou a sua designação para Delegação de Agualva-Cacém.

A Delegação está inserida na rede social local da União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra e no Plano Municipal de Envelhecimento Ativo Saudável e Inclusivo.

Tem parcerias com várias Associações e Entidades da Comunidade .

A Câmara Municipal de Sintra através do seu Programa de Apoio Financeiro às Instituições sem Fins Lucrativos Promotoras do Desenvolvimento Social e Saúde ( PAFI) tem contribuído com apoio financeiro para algumas atividades da Delegação.

Para além do apoio de proximidade prestado aos nossos beneficiários desenvolvemos algumas ações coletivas com o objetivo de minorar a solidão e o isolamento, passeios, piqueniques, almoços de Natal, do aniversário e outros, bem como com ações culturais.

Também o apoio com artigos para a incontinência tem sido cada vez mais uma constante.

A Delegação cresceu e presentemente apoia algumas dezenas de utentes de forma permanente e outros de forma esporádica. Conta com cerca de 40 voluntários que se esforçam para dar todo o apoio possível aos nossos idosos que tem uma média de idade de 80 anos.

Corpos sociais
Presidente – João Pedro Martins Ferreira
Tesoureira – Anabela Cardoso Coelho
Vogais – Jorge Gaspar
Maria Fernanda
Barata Nunes
Francisca Basto
Suplentes – Célia Leite
Euridice Barros
Mais sobre nós
reside no cacém e quer companhia?

Estamos cá para si!

As nossas notícias

FÁTIMA

“PASSEIO”

MARÇO, 2024

Passeio a Fátima no dia 20 de Março. Obrigado aos nossos queridos utentes.

QUINTA DO FALCÃO – TOMAR

“S. MARTINHO”

NOVEMBRO, 2023

Para assinalar o S. Martinho, a nossa Delegação organizou um passeio/convívio à Quinta do Falcão em Tomar.

Foi em ambiente alegre e divertido que assistimos a um espetáculo equestre com sevilhanas e visita guiada à quinta, seguindo-se um almoço requintado e bem servido.

De tarde animação musical, castanhas e água pé.

PRAIA AZUL

“COLÓNIA DE FÉRIAS”

SETEMBRO, 2023

Um pequeno grupo de utentes e voluntários desta Delegação, usufruiu de
uns dias de lazer e convívio na Colónia de Férias da Praia Azul.


Um lugar aprazível e um tempo espetacular, que nos permitiu uma estadia
inesquecível.


Tivemos o privilégio de nos juntarmos às colegas e amigas da Delegação
de Sintra, com quem convivemos, partilhámos experiências e cimentámos
amizades.


Esperamos repetir a experiência no próximo ano.

CELEBRAÇÃO 17º ANIVERSÁRIO

“PASSEIO A TOMAR”

JUNHO, 2023

No dia 19 de Junho a nossa Delegação realizou um Almoço/Passeio a Tomar para comemorar o 17º. Aniversário.
Foi um dia muito bem passado na companhia de utentes, voluntários e Associados.
Ainda tivemos tempo de visitar a Mata Nacional dos Sete Montes e a Igreja S. Francisco de Assis. No final do dia regressamos de coração cheio ao local de origem.

Associação movimento 1 euro

“MOVIMENTO 1 EURO”

MAIO, 2023

No passado dia 23 de Maio, esteve presente na nossa Delegação o Sr.
Bernardo Teixeira Motta, Presidente da Associação
Movimento 1 Euro para oficializar a entrega de fraldas no valor de
707,73 euros.
Aproveitou a sua presença para trocarmos informações sobre ambas as
Associações, afirmando a sua disposição para continuar a apoiar a ACA,
em material igual ou noutro projeto.

Salão paroquial da igerja de santa maria

“ALMOÇO E CONVÍVIO”

MAIO, 2023

Realizou-se no dia 6 de maio um almoço/convívio com a presença de cerca de 100 beneficiários, sócios e voluntários nas instalações do salão paroquial da Igreja de Santa Maria em Agualva. A ementa foi confeccionada e servida pelos voluntários.

Animaram a tarde, o Grupo Coral e Instrumental de Agualva e Mira Sintra e o Grupo de Cantares Populares e Cavaquinhos de Mira Sintra. 

Foi uma tarde fantástica de convívio que deixaram todos os presentes bem animados e com muita vontade que o próximo evento se realize o mais breve possível. 

PASSEIO AO FESTIVAL BAIRRADA FEST EM COIMBRA 

“FESTIVAL BAIRRADA FEST “

ABRIL, 2023

No dia 26 de Abril de 2023 a Delegação organizou um passeio a Coimbra para participar no festival Bairrada Fest.

Foram  55 utentes, sócios e voluntários que durante um dia participaram nos vários eventos culturais do Festival bem aconchegados com um almoço e lanche.

os nossos parceiros
Scroll to Top